sexta-feira, 22 de maio de 2015

Valor X Preço 7/5/2014

Valor x Preço



Volta e meia encontro insatisfação por parte de algum pretendente a cliente em relação ao preço dos meus produtos.
E sei que isso não acontece só comigo.
Por este motivo, ontem a noite fiquei pensando bastante sobre o assunto.
Como você coloca preço nos seus produtos?
Sei que já falei sobre o assunto aqui, mas volta e meia encontro pessoas que trabalham com artesanato e vendem seus produtos a "preço de banana".
Quando eu comecei, achava que tinha que ser tudo na média do R$ 1,99, porque senão as pessoas não iam comprar.
Comecei pelos potes. 
Mas eu comprava o pote por mais de R$ 1,99
Geralmente era R$ 4,00 no mínimo.
E aí oferecia por R$ 15,00 ou R$ 18,00
E pasmem, todo mundo achava lindo, mas ninguém comprava.
Isso me desanimava bastante, porque passava um milhão de coisas na minha cabeça: tá feio, tá caro...
Mas não era feio e nem caro.
Esses potes da foto fiz pra minha tia recentemente de presente.
Acho que traumatizei um pouco com potes, porque eu não sei colocar preço neles rsrsrs. Se tivesse que fazer pra vender, não sei quanto cobraria.
Quando comecei com vendas efetivamente, decidi olhar os preços das outras lojas e vi que meus preços eram menores do que todos.
E no início isso tinha até um motivo explicável: alguns produtos meus eram bem menores do que os de outras lojas.
Com o tempo fui aprendendo que quando vou oferecer um produto não tenho que colocar preço, tenho que colocar valor.
O valor tem que começar em mim:
  •  No tempo que eu gasto pra criar, executar e finalizar uma peça.
  • No nível de dificuldade que encontrei para produzi-la.
  • Na tensão e dedicação que ela exigiu de mim.
  • Na qualidade e beleza desta peça.
Depois que eu observo tudo isso, aí eu vou ver o que eu gastei com material para poder colocar o preço.

Quero com tudo isso dizer que o trabalho artesanal não é um produto que se vende aleatoriamente como um batom, uma roupa ou um alimento industrializado.
Um produto artesanal é algo que é feito primeiro com o coração e depois com a criatividade de alguém.
E isso tem mais que preço, tem valor.

Quando você for vender ou comprar algo artesanal, não compre pelo preço, compre pelo VALOR.


Se você está começando, não desanime simplesmente porque alguém achou seu produto caro, ou porque achou alguém que "faça mais barato".
Concorrência desleal sempre vai existir, o que importa é você acreditar e continuar com seu trabalho.

Continue e valorize-se.

Deus te abençoe
bjinhos
Tati Merino Biscuit

Nenhum comentário:

Postar um comentário